Migalhas de pão

Carregar no condomínio

Carregadores em Condomínios 

O carregamento de veículos elétricos deve ser feito, sempre que possível, em casa — o local onde mais tempo passamos e onde o carregamento é mais conveniente.

Se vive num prédio com garagem ou parqueamento, pode instalar um ponto de carregamento. A ligação à rede Mobi.E é opcional, mas traz vantagens: ao aderir, torna-se Detentor de Ponto de Carregamento (DPC) e a energia consumida é cobrada diretamente a si, através do seu cartão ou app de mobilidade elétrica. 

Desta forma, evita conflitos com outros condóminos, pois o consumo do seu veículo não é suportado pelo condomínio, sendo automaticamente separado da fatura comum.

Como instalar um posto de carregamento no condomínio?

Contactar uma das seguintes entidades: Fabricante, instalador certificado ou Operador de Ponto de Carregamento. A entidade instaladora deverá preencher o ficheiro de criação de posto da rede Mobi.E. 

Se for condómino, deve informar a Administração do Condomínio da sua intenção de instalar o carregador (pode usar este documento). 

Enviar a seguinte documentação à MOBI.E, para o e-mail geral@mobie.pt*:
- Ficheiro de criação de posto, preenchido pela entidade instaladora;
- Fatura de eletricidade, para confirmação do Código do Ponto de Entrega (CPE);
- Acordo de Adesão à Mobi.E, devidamente preenchido e assinado;
- Se a instalação do posto de carregamento for feita por uma entidade coletiva, deverá enviar um documento que comprove os poderes da pessoa que assina o Acordo em nome da entidade. Dependendo do tipo de entidade, deverá apresentar:
                       - Empresa: Certidão Permanente ou o respetivo código de acesso;
                       - IPSS: Cópia dos Estatutos;
                       - Condomínio: Ata de eleição dos administradores ou gestores.
- Caso o Acordo seja assinado por um procurador, deverá também ser enviada a procuração assinada por quem tenha poderes para vincular a entidade.

* Se a documentação for assinada à mão, devem ser enviados dois originais dos documentos, em formato físico, por correio, juntamente com a certidão permanente.

Submetido o processo, quais são os passos seguintes?

A MOBI.E envia o Acordo de Adesão assinado, com a indicação do número de Detentor de Ponto, e, quando tenha sido solicitado, o cartão SIM, para colocar no posto de carregamento. 

O condómino receberá um e-mail automático a confirmar a criação do seu posto com a indicação do respetivo ID, bem como as instruções para posterior configuração.

Se o instalador contratado não for um Operador de Ponto de Carregamento, deve solicitar ao instalador do posto (fabricante ou outro, desde que certificado) para proceder, de acordo com a informação útil disponibilizada no final desta página. 

Vantagens em tornar-se um Detentor de Ponto de Carregamento:

  • Possibilidade de beneficiar de apoios do Estado;
  • Carregar o veículo durante a noite, aproveitando as tarifas de eletricidade mais baixas;
  • Separação dos consumos de energia entre condómino e condomínio.

A administração do condomínio não pode opor-se à instalação de um posto de carregamento, com as seguintes exceções:

  • Quando estiver prevista a instalação de um ponto de carregamento para uso partilhado nos 90 dias seguintes à comunicação do condómino;
  • Quando já existe um ponto de carregamento para uso partilhado;
  • Se esse ponto de carregamento colocar em risco a segurança do prédio ou prejudicar a linha arquitetónica do edifício. 

Esta possibilidade serve condóminos e administrações de condomínios, que podem, de igual forma, instalar pontos de carregamento em zonas comuns do prédio, que podem ser utilizados por todos os condóminos, pagando cada um a sua energia. 

 

Conheça os Direitos legais do condómino para instalar um carregador nas Perguntas Frequentes.

Informação útil para a entidade instaladora:

O posto de carregamento deve ser instalado segundo o guia técnico da DGEG, regras RTIEBT na sua versão consolidada e legislação em vigor; configurar o posto segundo as instruções remetidas pela MOBI.E; terá de garantir a comunicação do posto com o sistema Mobi.E (através do cartão SIM, quando tiver sido solicitado, ou de outra forma que permita a comunicação de dados, por exemplo, Wi-Fi); deverá agendar testes de comissionamento, enviando solicitação para o e-mail geral@mobie.pt.