MOBI.E distinguida em Espanha com o prémio “Acelerando la Transicíon Justa” - Mobi.e
MOBI.E distinguida em Espanha com o prémio “Acelerando la Transición Justa”
Organização ligada à defesa do meio ambiente ECODES premiou empresa portuguesa pelo seu papel na “eletrificação da mobilidade”
Sustentabilidade | Comunidade
A MOBI.E recebeu esta terça-feira, 2 de outubro, o prémio "Acelerando la Transición Justa”, na categoria Europa, pelo seu papel na “eletrificação da mobilidade”, uma iniciativa da organização espanhola ECODES, que trabalha, há mais de 30 anos, na defesa do meio ambiente.
O galardão foi entregue num contexto em que “o registo de carros elétricos em Portugal é cinco vezes superior ao de Espanha”, pelo que, para esta organização, o nosso país é “um modelo a seguir”, na medida em que “a criação de uma rede alargada e eficiente de pontos de carregamento é essencial para acelerar este processo”.
Para o presidente da MOBI.E, Luís Barroso, este galardão “premeia o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, com o objetivo de promover e dinamizar a transição energética da mobilidade, especialmente em Portugal”. “Nos últimos dois anos, a MOBI.E definiu uma estratégia de internacionalização com o objetivo de apoiar e ajudar a acelerar a transição, tendo escolhido como objetivos preferenciais Espanha e América Latina, precisamente as regiões de influência da ECODES”, sublinhou o responsável, que recebeu o prémio.
Na cerimónia, que decorreu em Madrid, foram também premiados a Rede de Madrid de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social em Espanha, na categoria Espanha, a organização Iniciativa Climática do México, na categoria América Latina, e o grupo ativista português que promoveu uma ação no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem contra 33 Estados europeus por não combaterem as alterações climáticas, na categoria Jovens.
A ECODES tem como missão a defesa do meio ambiente, procurando acelerar a transição para uma economia neutra em carbono, eficiente em recursos e socialmente inclusiva.