Migalhas de pão

Data 07-11-2023
#Notícia
“MOBI.Sessions” procura sensibilizar municípios do Norte para a mobilidade elétrica
Iniciativa realizou-se em Esposende com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana

Comunidade | Municípios

“MOBI.Sessions” procura sensibilizar municípios do Norte para a mobilidade elétrica

O Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, elogiou o modelo português da rede pública de carregamento para veículos elétricos, que tem sido apontado internacionalmente como um exemplo a seguir, em linha com o regulamento AFIR aprovado recentemente.

O governante, que falava na quarta sessão das MOBI.Sessions, uma iniciativa da MOBI.E que se realizou em Esposende para todos os municípios da região Norte, sublinhou que “além dos apoios à aquisição, da isenção de impostos e de outras ações para incentivar a compra de veículos elétricos, é importante que esta aceleração (transição energética) se faça e, para tal, algumas barreiras devem ser derrubadas, nomeadamente ao nível dos licenciamentos e agilização na instalação de postos de carregamento”.

O presidente da MOBI.E, Luís Barroso, lembrou, no início da sessão, que Portugal “foi o primeiro país a comprometer-se com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica, em 2050, e está comprometido com o objetivo intermédio de pelo menos 55% de redução líquida das emissões de gases com efeitos de estufa até 2030”. Dado que o setor dos transportes representa cerca de 25% das emissões de dióxido de carbono, o principal gás que contribui para o efeito de estufa, “a mobilidade elétrica assume um papel cada vez mais fundamental na transição energética”, referiu.




Nesta quarta MOBI.Session, Gonçalo Pacheco, responsável da Rede e Inovação da MOBI.E, apresentou um “Guia para os Municípios”, Sérgio Correia Barbosa, Responsável pela Área de Clientes Empresariais da E-REDES, abordou o papel desta entidade no crescimento da mobilidade elétrica e Carlos Ferraz, Presidente da Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica (APOCME), apontou “A importância do carregamento público em Municípios”.




Desde o início do ano, já se realizaram sessões nas regiões Centro e Alentejo, assim como na Região Autónoma da Madeira, numa iniciativa que conta com o Alto Patrocínio do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana. O próximo workshop está agendado para dezembro, nos Açores.

Créditos das imagens: Câmara Municipal de Esposende