Breadcrumb

Data 19-10-2021
#noticia
MOBI.E estabelece parceria com empresa norte-americana HWGEM
Acordo permitirá que o modelo Mobi.E ultrapasse as fronteiras nacionais e europeias

Mobilidade

MOBI.E estabelece parceria com empresa norte-americana HWGEM

A MOBI.E estabeleceu um acordo de cooperação técnica e institucional com a empresa norte-americana Hayman-Woodward Global Electric Mobility (HWGEM), com vista à expansão da mobilidade elétrica nos Estados Unidos da América, tendo por base o modelo Mobi.E. 

Durante a cerimónia de assinatura da parceria, que decorreu na última sexta-feira, nas instalações da MOBI.E, o presidente anfitrião, Luís Barroso, sublinhou as “A assinatura deste protocolo materializa as virtudes do modelo Mobi.E, que permite ao utilizador, através de um único contrato com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), ter acesso a todos os postos de carregamento da rede, incluindo os das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”, uma solução que não existe nos outros países e que a União Europeia procura agora legislar.

Por sua vez, Leonardo Freitas, chairman da HWGEM, com sede em Washington, frisou que “o momento é agora". "A HWGEM tem todas as condições de prospectar novas frentes de negócio nos EUA. Temos experiência e tradição corporativa para expandir novos negócios, principalmente quando falamos em energia limpa com enorme segurança”, referiu, indicando a existência de uma janela de oportunidade do Governo norte-americano, que prevê investir milhões de dólares, nos próximos anos, na criação e desenvolvimento de redes públicas de estações de carregamento de veículos elétricos. 

A empresa do grupo HW foi criada recentemente com o objetivo de desenvolver estratégias institucionais, tecnológicas, operacionais, de gestão e comerciais de expansão da mobilidade elétrica nos EUA. O acordo agora estabelecido permitirá que o modelo Mobi.E ultrapasse as fronteiras nacionais e europeias e seja replicado noutro território, de forma a facilitar a transição energética para uma energia mais sustentável, em termos ambientais.

MOBI.E