Breadcrumb

Data 23-12-2021
#noticia
Leiria conta com mais nove postos de carregamento na cidade
MOBI.E inaugurou primeiro de um total de dez hubs, resultante de investimento de cerca de dois milhões de euros

Mobilidade | Municípios

Leiria conta com mais nove postos de carregamento na cidade

Leiria é a primeira cidade do país a contar com um hub de carregamento para veículos elétricos, constituído por 18 tomadas, instalado pela MOBI.E. A cerimónia de inauguração decorreu ontem, dia 22 de dezembro, na Rua de Santo André, e contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro. Trata-se do primeiro de um total de dez hubs, que resulta de um investimento de cerca de dois milhões de euros, integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), lançado pelo Governo e financiado pelo Fundo Ambiental.

Eduardo Pinheiro garante que vai continuar “a trabalhar para assegurar um crescimento da rede pública de carregamento no território nacional, que dê resposta ao crescente número de veículos elétricos em circulação no nosso país, nos próximos anos”. 

O Presidente da MOBI.E, Luís Barroso, aproveitou a ocasião para destacar a “imprescindível parceria da Câmara Municipal de Leiria” que tornou possível a concretização deste hub e que se irá constituir como uma solução que ajudará, certamente, a mitigar a ansiedade que muitos utilizadores ainda sentem quando pensam em carregar a sua viatura”.

Por sua vez, Gonçalo Lopes garantiu, na sua intervenção de boas-vindas, que Leiria vai continuar a investir na mobilidade elétrica e na expansão da rede de carregamento. 

Cada hub é constituído por um posto de carregamento ultrarrápido (150 kW), três postos de carregamento rápido (50 kW), cinco postos de carregamento semirrápido (22 kW) e um posto de transformação. 

MOBI.E