Migalhas de pão

Data 28-12-2022
#Notícia
Fundo Ambiental vai manter apoio aos carregamentos de veículos elétricos
Desconto a aplicar será de 0,1902 euros e entrará em vigor a 1 de janeiro de 2023

Comunidade

Fundo Ambiental vai manter apoio aos carregamentos de veículos elétricos

Em 2023, o Fundo Ambiental irá manter o apoio aos carregamentos de veículos elétricos efetuados na rede pública (Mobi.E), à semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos. Segundo o despacho publicado ontem, 27 de dezembro, assinado pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a partir de 1 de janeiro, o desconto será de 0,1902 euros por cada carregamento. 

Este apoio serve para compensar o valor das tarifas da Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) a aplicar no próximo ano aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) e Detentores de Pontos de Carregamento (DPC), aprovadas a 15 de dezembro último pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). 

O Governo decidiu, assim, manter o apoio aos utilizadores, assegurando que os mesmos irão continuar a pagar, em 2023, o mesmo que em 2021 e 2022, pelo que o valor do apoio foi reduzido de 0,2614 euros para 0,1902 euros por cada carregamento na rede Mobi.E. 

No preâmbulo do despacho, é referido que “na atual conjuntura de evolução da tarifa de energia no setor elétrico, importa manter alguma estabilidade nos preços de carregamento na rede de mobilidade elétrica nacional, através de um apoio aos utilizadores de veículos elétricos que ajude a promover a adoção deste tipo de veículos”.

MAAC