Os postos da rede Mobi.E são instalados e mantidos pelos Operadores de Pontos de Carregamento (OPC).
Cada equipamento deverá conter informação relevante para o utilizador, tal como tarifário de utilização, contactos de suporte, instruções e informação legal aplicável.
Operadores - Mobi.e
Operadores
Como ser operador?
Operador de Ponto de Carregamento
O OPC é a entidade titular de licença, nos termos dos artigos 14.º e 15.º do Decreto-Lei n.º 39/2010 (na sua versão atual), cuja atividade consiste na instalação, disponibilização, exploração e manutenção de infraestruturas de acesso público ou privativo, integradas na rede de mobilidade elétrica e que permitam o carregamento de baterias de veículos elétricos.
* No caso do Acordo ser assinado por procurador, a procuração tem de vir assinada por quem tenha poderes para vincular a entidade.
Com a licença de OPC, o operador poderá proceder à instalação de postos de carregamento, recorrendo aos fabricantes com equipamentos já validados para a rede Mobi.E, em:
- Local público de acesso público - desde que disponha das licenças de utilização privativa do domínio público;
- Em espaços privados de acesso público ou privado - desde que disponha de autorização do detentor do respetivo espaço.
Em todos os casos em que a ligação aos sistemas técnicos utilizados pela Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica seja obrigatória, o operador terá de garantir a compatibilidade técnica, tecnológica e de segurança entre os equipamentos de carregamento que instala e os sistemas e equipamentos da Rede de Mobilidade Elétrica, da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica e da rede de distribuição de eletricidade.
Em termos legislativos, destacamos o Decreto-Lei nº 39/2010 (na sua versão atual), assim como as seguintes portarias para o processo de licenciamento enquanto operador de postos de carregamento:
-
PORTARIA N.º 241_2015 - Estabelece os requisitos técnicos a que fica sujeita a atribuição de licença para o exercício da atividade de operação de pontos de carregamento da rede de mobilidade elétrica, bem como algumas regras procedimentais aplicáveis à instrução do respetivo requerimento.
-
PORTARIA N.º 240_2015 - Fixa o valor das taxas devidas pela apreciação do pedido, e efetivação, do registo de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica, pela emissão da licença de operação de pontos de carregamento e pela realização das inspeções periódicas.
Nota: o presente resumo não dispensa a leitura da documentação oficial de enquadramento da mobilidade elétrica.
Atendimento telefónico
Disponibilidade 24 horas/dia - GRATUITO
Os OPC devem disponibilizar um serviço de atendimento telefónico e gratuito, 24 horas por dia, para que os UVE possam comunicar qualquer problema que tenham com a utilização do posto de carregamento.
O número de atendimento telefónico gratuito deverá estar afixado no posto em local bem visível.