Os postos de carregamento da rede Mobi.E podem ser instalados tanto em espaços públicos como em espaços privados. No entanto, se instalado em local de acesso público (em espaço público ou privado), qualquer posto de carregamento terá de estar ligado à Rede Mobi.E.
No caso de postos de carregamento em espaço privado de acesso público, os postos de carregamento são instalados, disponibilizados, explorados e mantidos por operador (OPC) licenciado.
No caso de postos de carregamento em espaço privado de acesso privativo, a instalação, disponibilização, exploração e manutenção dos pontos de carregamento para uso exclusivo ou partilhado, pode ficar a cargo de operadores (OPC) devidamente licenciados ou dos próprios detentores, a qualquer título, do local de instalação do ponto de carregamento.
Neste último caso, os detentores do espaço poderão também optar por solicitar a integração destes pontos de carregamento na rede Mobi.E, constituindo-se como Detentor de Posto de Carregamento (DPC).
Com a integração dos postos na Rede Mobi.E, os DPC usufruem do fornecimento de eletricidade para mobilidade elétrica e garantem os devidos acertos de energia com a instalação local, sendo os consumos pagos pelos utilizadores diretamente aos seus CEME e descontados da futura de eletricidade do local onde se encontra instalado o posto.
Nestes casos, o detentor do local poderá disponibilizar o posto aos seus clientes, não cobrando taxa de utilização, mas sendo os utilizadores dos veículos elétricos responsáveis pelo pagamento da eletricidade transferida para os seus veículos, diretamente ao seu CEME, não tendo o detentor do espaço qualquer custo com a eletricidade.