Migalhas de pão

Operadores

Operadores de Pontos de Carregamento

Os Operadores de Pontos de Carregamento (OPC) são as entidades responsáveis pela instalação e manutenção dos postos de carregamento elétrico da rede Mobi.E. 

Cada posto deve mostrar:

Os Operadores devem ser titulares de licença, nos termos dos artigos 14.º e 15.º do Decreto-Lei n.º 39/2010. 

Quer tornar-se Operador?

Requerer a licença de Operador de Pontos de Carregamento para a Mobilidade Elétrica junto da Direção-Geral de Energia e Geologia;

Enviar o Acordo de Adesão à Rede Mobi.E preenchido e assinado com assinatura digital* e juntar a Certidão Permanente ou o respetivo código de acesso. Caso o Acordo seja assinado por um procurador, deverá também ser enviada a procuração assinada por quem tenha poderes para vincular a entidade.

* Se a documentação for assinada à mão, devem ser enviados dois originais dos documentos, em formato físico, por correio, juntamente com a certidão permanente.

Proceder à instalação dos postos de carregamento.

Informação complementar aqui

Serviços prestados pela MOBI.E no âmbito da atividade regulada

A atividade regulada da MOBI.E engloba diversos procedimentos administrativos, incluindo:

  • A adesão de agentes de mercado à rede Mobi.E;
  • O fornecimento de uma plataforma tecnológica para conectar os postos de carregamento dos Operadores, garantindo a universalidade de uso.

A MOBI.E também:

  • Gere as comunicações de dados entre Comercializadores, Operadores e entidades do setor elétrico;
  • Administra um sistema de garantias para Comercializadores, Operadores e Detentores de Posto de Carregamento (DPC);
  • Fornece informações aos utilizadores de veículos elétricos sobre tarifas e o estado da rede;
  • Disponibiliza informações de mercado relevantes à ERSE e a outras entidades públicas.

 

Tarifa EGME
Para cobrir os custos da atividade regulada da EGME é aplicada aos Comercializadores,, Operadores e Detentores de Posto, a tarifa EGME (Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica), que é definida anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Saiba mais aqui.

Atendimento telefónico gratuito, 24 horas por dia

Os Operadores de Pontos de Carregamento devem fornecer atendimento telefónico gratuito, 24 horas por dia, de modo que os utilizadores possam reportar eventuais situações que ocorram, aquando do carregamento.

Conheça cada um dos Operadores com contrato de adesão à rede Mobi.E:

Publicador de Conteúdo