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  • O que tenho de fazer para carregar um veículo elétrico num posto de carregamento da rede Mobi.E?

    Deve ter um contrato válido com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica e o cartão ou App disponibilizado por este.

    Se ainda não tem um contrato com um Comercializador, consulte as opções existentes no mercado.

  • Como sei o que me custou a utilização de um posto de carregamento?

    O custo da energia é aquele que contratualizou com o seu Comercializador de Energia. A este valor deverá ser acrescentada a Taxa de Operação, que está afixada nos postos de carregamento (e pode ser consultada no mapa do site).

    Algumas apps já disponibilizam, para cada posto, a previsão do custo de carregamento, bem como, no final do carregamento, o seu custo total.

    Os Comercializadores faturam ao final do mês e a fatura (ou eventuais anexos) discrimina o custo de cada carregamento.

  • Só tenho um cartão de um Comercializador. Posso carregar em qualquer posto da rede Mobi.E?

    Sim. O cartão fornecido, desde que válido, dá acesso a todos os postos da rede Mobi.E independentemente do Operador do Posto de Carregamento.

  • A MOBI.E emite cartões de carregamento?

    Não. Para aceder a qualquer posto de carregamento da rede deverá contratualizar o fornecimento de eletricidade com um Comercializador, o qual irá facultar-lhe um meio de acesso à rede (cartão ou app).

  • O Comercializador é livre de fixar o preçário que entender?

    Sim. O Comercializador não tem limite na forma como define o seu tarifário. Por esta razão, convém comparar as várias ofertas comerciais.
    Conheça todos os Comercializadores de Eletricidade da Rede Mobi.E.

     

  • O que vou pagar ao Comercializador?

    Vai pagar o que contratualizou. Tipicamente, soma-se o valor da energia com a "Taxa de Operação" do posto, subtraindo-se eventuais descontos de incentivos/subsídios do Estado. Na fatura apresentada ao utilizador, o Comercializador terá de discriminar estas parcelas.

    Geralmente, cobram em função de uma das seguintes variáveis ou da sua combinação:
    a.    Energia consumida -  €/kWh;
    b.    Tempo de carregamento  -  €/min;
    c.    Por carregamento  -  €/carregamento.

  • Posso ter cartões de vários Comercializadores de Energia?

    Sim. O utilizador é livre de celebrar vários contratos.

  • Como tenho acesso ao histórico de carregamentos?

    O seu Comercializador de Energia deverá fornecer-lhe essa informação.

  • Vou pagar Contribuição Audiovisual (CAV) como pago na minha fatura da eletricidade?

    Não.

  • O que é a MOBI.E, S.A.?

    A MOBI.E tem um papel dinamizador e facilitador no âmbito do processo de transição para a mobilidade elétrica em Portugal, funcionando como o instrumento público para o desenvolvimento da mobilidade sustentável.

    É uma empresa pública que atua, desde 2015, como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), assumindo a responsabilidade da gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétricos, designadamente em termos de fluxos energéticos, de informação e financeiros.

  • Qual a Tarifa de Acesso às Redes de Energia Elétrica aplicável à Mobilidade Elétrica que vou pagar?

    O seu Comercializador, além da eletricidade relativa ao carregamento efetuado, cobra também a Tarifa de Acesso à Rede (TAR) aplicável à mobilidade elétrica.

    Cabe à Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovar anualmente as tarifas em vigor

  • O que é a Rede Mobi.E?

    É a rede que resulta do somatório dos postos de carregamento de todos os Operadores (OPC) devidamente licenciados em Portugal, situados em espaços de acesso público, que estão disponíveis para qualquer utilizador de carros elétricos. Integram também a rede Mobi.E todos os postos privados, ligados por opção dos seus proprietários. 

  • O Operador de Pontos de Carregamento é livre de fixar o preço de utilização (Taxa de Operação) do posto?

    Sim, desde que esteja devidamente afixado e seja o mesmo para qualquer condutor.

  • Tenho um carro a gasolina/gasóleo, por que o devo trocar por um carro elétrico?

    Um carro elétrico é, acima de tudo, uma forma de mobilidade mais sustentável.

    Os carros elétricos são mais eficientes energeticamente, quando comparados com um carro a combustão interna. Para além disso, um elétrico não emite localmente gases poluentes ou com efeito de estufa. Os custos de utilização e manutenção de um veículo elétrico são inferiores aos de um veículo convencional, o que faz com que, na maioria das situações, o custo total de aquisição e utilização de um carro elétrico seja inferior ao custo para um equivalente com motor de combustão.

    Conheça as vantagens de aderir à mobilidade elétrica e fique a conhecer também os benefícios e incentivos que existem no momento.

  • O que é um posto de carregamento?

    É uma infraestrutura que permite o carregamento das baterias dos veículos elétricos, que podem ser de carregamento normal (até 16 kW), semirrápido (de 16 kW a 22 kW), rápido (de 22 kW a 50 kW) e ultrarrápido (acima de 50 kW). Deverá verificar as características das baterias do seu carro, para poder retirar o máximo partido da potência instalada no posto de carregamento. 

    O posto é composto por um módulo de comunicação, que atua como interface entre utilizador e a Rede Mobi.E, permitindo a autenticação de utilizador, registo de consumos e outras funcionalidades. 

    Os postos distinguem-se pelo tipo de tomadas que possuem para efetivar o carregamento e pela potência que disponibilizam, a qual determina o tempo de carregamento. Tipicamente, os postos de carregamento normais possuem tomadas incorporadas, às quais o utilizador conecta um cabo de carregamento. No caso dos postos rápidos e ultrarrápidos, os equipamentos possuem cabos próprios para ligar ao veículo.

  • Como se estrutura o preço (Taxa de Operação) praticado pelos Operadores nos postos de carregamento?

    Os Operadores podem estabelecer o seu preço com base nas seguintes três componentes, podendo combinar uma, duas ou três destas componentes:

    · Custo fixo por carregamento (taxa de ativação);
    · Custo por unidade de tempo (€/min.);
    · Custo por unidade de energia (€/kWh).

    De salientar, que a componente do custo por unidade de energia corresponde a um serviço (de utilização do posto) e não ao fornecimento de eletricidade, que é sempre responsabilidade dos Comercializadores.

     

  • O Operador de Pontos pode discriminar utilizadores em função do seu Comercializador de Energia ou com base em outro qualquer critério?

    Não. Para carregamentos iguais, o Operador terá de cobrar o mesmo valor (Taxa de Operação) a todos os utilizadores, independentemente do seu Comercializador, e de acordo com o preçário afixado no posto de carregamento.

  • Quantos Operadores de Postos de Carregamento (OPC) existem?

    Conheça os vários Operadores que fazem parte do mercado.

  • Posso pagar o carregamento diretamente no posto?

    Sim. Algumas apps permitem efetuar o pagamento no final do carregamento.

    Nos postos com potências acima de 50 kW, instalados depois de abril de 2024, é possível pagar com um cartão multibanco, utilizando um terminal de pagamento automático. Nos restantes postos, que entraram em funcionamento depois dessa data, deve ser disponibilizado no posto um QR Code que permite pagar eletronicamente. 

  • Que modos de carregamento existem?

    Existem 4 modos de carregamento:
    a.    Carga 1: Carregamento normal, em tomadas industriais, com um carregador normal do veículo (normalmente motas e veículos semelhantes);
    b.    Carga 2: Referente ao carregamento normal, em tomadas industriais com recurso a um adaptador de controlo integrada no cabo (normalmente carros);
    c.    Carga 3: Carregamento normal nas tomadas Mennekes com um carregador normal do carro elétrico;
    d.    Carga 4: Referente ao carregamento rápido e ultrarrápido, com um carregador que altera as características da corrente fornecida ao veículo (passando de corrente alternada para contínua).
     

  • Os cartões emitidos pelo Comercializador têm custos associados?

    Consulte o seu Comercializador. Essa informação deve também constar no contrato celebrado.

  • Quais os tempos de carregamento de um carro elétrico?

    O tempo de carregamento de um veículo elétrico depende de vários fatores: da dimensão da sua bateria, das características do conversor interno do veículo e da potência do posto de carregamento que é utilizado.
     
    Dependendo do conversor interno do seu veículo, os carregamentos poderão ter as seguintes durações:  
    . Posto de carregamento normal (3,7 kW): entre 4 a 5 horas para carregar 100 km no veículo;
    . Posto de carregamento semirrápido (22 kW): 45 min para carregar 100 km no veículo;
    . Posto de carregamento rápido (50 kW): 20 minutos para carregar 100 km no veículo;
    . Posto de carregamento ultrarrápido (160 kW): 5 minutos para carregar 100 km no veículo.

    Os valores dos tempos de carregamento apresentados são valores de referência para a potência disponibilizada pelo posto.
     

  • O meu carro elétrico é compatível com todos os carregadores?

    Os carregadores da Rede Mobi.E cumprem com as normas e Diretivas europeias, sendo constituídos por tomadas standard, que podem ser utilizadas por qualquer carro elétrico.

  • Vou poder carregar o meu carro na minha garagem?

    Sim. Contudo, e por razões de segurança, não aconselhamos a utilização de tomadas convencionais para o carregamento deste tipo de veículos. Existem soluções próprias de carregamento doméstico disponíveis no mercado, sendo que a sua instalação deve sempre respeitar as condições técnicas e ser efetuada por um profissional devidamente credenciado. 

    Se pretender utilizar o seu carregador de casa, tal como utiliza um carregador em espaço público, com a energia a ser paga diretamente ao seu Comercializador de Eletricidade e não na sua fatura doméstica ou do condomínio, basta ligar o seu carregador privado à rede Mobi.E. Pode ainda partilhar o carregador com os seus vizinhos ou visitas e cada um paga os seus consumos diretamente ao respetivo Comercializador.

  • Gostaria de instalar um ponto de carregamento Mobi.E no meu hotel / restaurante / empresa / garagem. Como devo fazê-lo?

    Os postos de carregamento da rede Mobi.E podem ser instalados tanto em espaços públicos como em espaços privados. 

    Se instalado em local de acesso público (seja em espaço público ou privado), terá de estar ligado à Rede Mobi.E: são, por isso, instalados, disponibilizados, explorados e mantidos por um Operador de Pontos de Carregamento licenciado.

    No caso de postos de carregamento em espaço privado e de acesso privado, a instalação, disponibilização, exploração e manutenção dos pontos de carregamento, para uso exclusivo ou partilhado, pode ficar a cargo de Operadores de Pontos de Carregamento devidamente licenciados ou dos próprios detentores do posto, a qualquer título, do local de instalação do ponto de carregamento. Neste caso, os detentores do espaço poderão também optar por solicitar a integração destes pontos de carregamento na rede Mobi.E, constituindo-se como Detentores de Ponto de Carregamento (DPC).

    Com a integração dos postos na Rede Mobi.E, os Detentores usufruem do fornecimento de eletricidade para mobilidade elétrica e garantem os devidos acertos de energia com a instalação local, sendo os consumos pagos pelos utilizadores diretamente aos seus Comercializadores e descontados da futura de eletricidade do local onde se encontra instalado o posto.

    Nestes casos, o detentor do local poderá disponibilizar o posto aos seus clientes, não cobrando taxa de utilização, sendo que os condutores são responsáveis pelo pagamento da eletricidade transferida para os seus carros, diretamente ao seu Comercializador, não tendo o detentor do espaço qualquer custo com a eletricidade.

  • Posso carregar a minha mota elétrica num ponto da rede Mobi.E?

    Sim, a rede de postos Mobi.E disponível no espaço público permite o carregamento de qualquer veículo elétrico, seja de 2 ou 4 rodas, desde que o mesmo seja compatível com tomadas em modo 3 com conetores tipo 2 (Mennekes).

  • A instalação de postos de carregamento por parte de empresas beneficia de algum tipo de benefício fiscal? E a compra de carros elétricos?

    Não se encontra previsto qualquer benefício fiscal para as empresas que instalem postos de carregamentos de veículos elétricos. Se, por outro lado, quer dotar as suas frotas de carros elétricos, conheça os apoios e benefícios que existem.

  • As oficinas estão preparadas para a manutenção necessária dos carros elétricos?

    As oficinas oficiais das marcas de elétricos, comercializadas em Portugal, encontram-se preparadas para proceder à manutenção de veículos elétricos.

  • O carro elétrico é seguro? Não corro o risco de apanhar um choque elétrico?

    Os carros elétricos cumprem integralmente todas as normas de segurança aplicáveis aos veículos com motores de combustão interna em circulação. Para além disso, existem vários requisitos, definidos por organismos internacionais de certificação, aplicáveis aos veículos elétricos e à infraestrutura de carregamento que tornam a tecnologia muito segura.

    De modo a evitar choques elétricos, existem diferentes níveis de potência adaptados a cada instalação elétrica e ainda mecanismos de segurança que impedem o incorreto manuseamento de equipamentos e cabos de ligação, mesmo em caso de condições meteorológicas adversas.

  • Como é que posso garantir que, enquanto o carro elétrico está a carregar, ninguém retira o cabo e o coloca noutro carro?

    Os postos de carregamento da Rede Mobi.E possuem um sistema de bloqueio do cabo que não permite que este seja removido sem que o utilizador faça logout no posto de carregamento. Por outro lado, sempre que o cabo é desligado do veículo, o sistema corta automaticamente a eletricidade, pelo que não é possível carregar outro veículo sem que seja feito um novo login.

  • Onde posso encontrar a lista de postos de carregamento disponíveis?

    Para ver a lista dos postos de carregamento aceda à página Encontrar Posto. Ao clicar em cima do ícone do posto, será fornecida toda a informação relevante.

  • Quais os encargos adicionais, em termos de energia e potência, para os condomínios?

    Nenhuns. A partir da informação fornecida pela Mobi.E, o Operador da Rede de Distribuição faz a segregação dos consumos de mobilidade elétrica do CPE em questão, não pagando nem mais energia nem mais potência contratada.

    Por exemplo: no final do mês, o contador dos serviços comuns informa 400kWh consumidos. Nessa mesma instalação está incluído um posto de carregamento que reporta 100kWh consumidos. A fatura do condomínio apenas refletirá os 300kWh da instalação. Os 100kWh serão pagos pelo condómino ao seu Comercializador em função dos carregamentos efetuados.

  • O condomínio não tem potência suficiente, que solução existe?

    O condomínio pode solicitar um aumento de potência ao Operador da Rede de Distribuição: E-Redes, EDA, EEM (Nota: uma vez que existe um ponto de consumo de mobilidade elétrica, o aumento da potência contratada não se irá refletir na fatura do condomínio).

  • No documento 'Formulário DPC', em que consiste o Contacto Operacional? 

    O contacto operacional serve para o envio de alarmística relativa ao posto de carregamento.

  • No documento ‘Formulário DPC’ e ‘Acordo de adesão - Nº de adesão', estes dados não deverão ser preenchidos, correto?

    Correto. A MOBI.E comunicará posteriormente o número de Adesão. 

  • Os documentos ‘Pedido de criação de Ids’ e ‘Envio de SIM’ devem ser preenchidos pela empresa instaladora? O cartão deve ser enviado para a empresa que instala o equipamento?

    Os documentos devem ser preenchidos pela empresa instaladora/fabricante com as configurações do carregador. A Mobi.E devolverá as configurações, incluindo o ID do posto, posteriormente, por e-mail. O cartão será enviado para a entidade indicada no ficheiro de criação do posto que executará as configurações no carregador.

  • Minuta de condomínio: a empresa que me instala o carregador já me enviou uma declaração para recolher a assinatura do condomínio para comprovar a autorização do mesmo. Posso submeter esta?

    Pode utilizar a minuta que entender e que sirva o mesmo propósito.
     

  • Os documentos necessários podem ser enviados pela empresa instaladora do posto ou tenho de ser eu a enviar a documentação diretamente à Mobi.E?

    Podem ser enviados pela empresa instaladora ou pelo proponente.

  • A configuração do posto e testes de comissionamento são efetuados por mim ou é necessário a presença da empresa que vai instalar o carregador? Como é efetuada a configuração do posto?

    A configuração do posto é efetuada no software do mesmo e deve ser realizada por alguém com o Know-How, tipicamente o fabricante ou entidade credenciada pelo fabricante.

    O comissionamento deve ser solicitado e realizado pelo fabricante/instalador/operador, mediante marcação.

  • Para o condomínio instaurar junto da Mobi.E um processo que nos leve à qualidade de Detentor de Ponto de Carregamento, quais os requisitos necessários?

    É apenas necessário assinar o acordo de adesão. Após este processo, deve ser solicitada a ligação dos postos de carregamento que entender à rede, seguindo o procedimento indicado.

  • Além dos custos inerentes ao instalador selecionado pelo condomínio (para criação da infraestrutura, fornecimento e instalação dos postos de carregamento), quais os valores a pagar à Mobi.E, bem como a outras entidades públicas, no desenrolar do processo até à efetiva ativação e disponibilização dos postos de carregamento aos utilizadores? 

    Não há qualquer custo relacionado com a Mobi.E ou com outras entidades públicas até à efetiva ativação e disponibilização dos postos de carregamento. 

  • Posso instalar postos de carregamento ligados à Rede MOBI.E perto do meu local de residência ou de trabalho?

    A instalação deverá ser assegurada por um Operador de Postos de Carregamento (OPC), o qual deverá obter junto do Município uma licença de utilização de domínio público. 
    Nesse sentido, aconselhamos o contacto com um OPC que poderá encontrar aqui. Poderá, igualmente, dar nota à sua Câmara Municipal desse desejo, por forma a que ele possa ser tido em consideração em futuros projetos de expansão da rede de mobilidade elétrica.

  • Onde poderei carregar o meu veículo elétrico?

    O seu veículo elétrico pode ser carregado em todos os pontos da Rede Mobi.E.
    A rede Mobi.E tem à disposição dos utilizadores milhares de pontos de carregamento de várias potências em espaços de acesso público, operados pelos diversos Operadores de Postos de Carregamento (OPC), devidamente licenciados. Para consultar os pontos de carregamento disponíveis consulte o mapa. 
    O carregamento de veículos elétricos pode ainda ser feito em casa ou local de trabalho. A sua instalação deve, contudo, respeitar as condições técnicas definidas na legislação em vigor, que pode consultar aqui.

  • Quantos postos de carregamento existem?

    A rede Mobi.E está em constante crescimento. Atualmente são mais de 4.900 postos com mais de 8.600 pontos de carregamento.

    Se consultar a secção “Encontrar posto”, poderá visualisar no mapa todo o País (Continente e ilhas) e terá o número de todos os postos ativos e respetivas tomadas (pontos de carregamento) nesse momento.

  • O preçário afixado no posto de carregamento corresponde ao total que vou pagar?

    Não.

    O preço total a pagar pelo utilizador corresponde à soma do custo do serviço de operação do posto (Taxa de Operação), que está afixada no posto, e do custo do serviço disponibilizado pelo seu CEME (em geral, trata-se de eletricidade), de acordo com as condições do contrato celebrado com o mesmo.

  • Findo o processo e disponíveis os postos de carregamento aos seus utilizadores, para além da taxa paga pelo DPC por cada ponto ativo, cujo valor em 2024 está fixado em 0,0423 €/dia +IVA, há lugar ao pagamento de mais alguma taxa pelo DPC? (seja ela mensal, anual, ...).

    Não, durante o ano de 2024 apenas terá de ser o valor indicado que corresponde à tarifa EGME aplicável aos DPCs.

    No caso dos postos de carregamento instalados com o apoio do Fundo Ambiental, durante um período de 24 meses a contar da data de aprovação do incentivo, não existe qualquer custo para o DPC, uma vez que o incentivo inclui o pagamento, pelo Fundo Ambiental, da Tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC), instituída nos termos do Regulamento da Mobilidade Elétrica (Regulamento n.º 854/2019, de 4 de novembro, alterado pelo Regulamento n.º 103/2021, de 1 de fevereiro).

  • Apoio Fundo Ambiental: A quem se destina o Apoio à Compra de Carregadores com ligação à Rede Mobi.E?

    O apoio à compra e instalação de carregadores previsto no Despacho n.º 5126/2023 é aplicável a Pessoas singulares e Administrações de Condomínios localizados em condomínios multifamiliares.

  • Apoio Fundo Ambiental: Como é realizada a verificação da ligação do PCVE à MOBI.E pelo Fundo Ambiental?

    A MOBI.E e o Fundo Ambiental têm os seus sistemas integrados, assim esta verificação é automática.

  • Apoio Fundo Ambiental: Quais os custos a incorrer pelo DPC em caso de aprovação do Apoio do Fundo Ambiental?

    Durante um período de 24 meses a contar da data de aprovação do incentivo, não existe qualquer custo adicional ao Detentor de Ponto de Carregamento (DPC), uma vez que o incentivo inclui o pagamento, pelo Fundo Ambiental, da Tarifa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) aos DPC, instituída nos termos do Regulamento da Mobilidade Elétrica (Regulamento n.º 854/2019, de 4 de novembro, alterado pelo Regulamento n.º 103/2021, de 1 de fevereiro).

  • Apoio Fundo Ambiental: O incentivo está limitado?

    Sim: a um carregador por condómino; a 10 carregadores por condomínio/CPE; até à dotação máxima prevista de 270 carregadores ou € 500.000.

  • Apoio Fundo Ambiental: Para candidatar ao incentivo para carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à Rede Mobi.E, é necessário ser proprietário de um veículo elétrico?

    Não, o incentivo é pela aquisição e instalação do posto de carregamento, independentemente de ser ou não proprietário de um veículo elétrico.

  • Apoio Fundo Ambiental: A candidatura ao incentivo para carregadores para veículos elétricos em condomínios multifamiliares com ligação à Rede Mobi.E por instalação do posto numa moradia é elegível?

    Não, o incentivo é atribuído para apoio à aquisição e instalação de postos de carregamento de veículos elétricos, devidamente ligados à Rede Mobi.E, em espaços comuns de uso privado associados a unidades multifamiliares de habitação em propriedade horizontal, apresentadas por moradores ou administrações de condomínio para lugares de estacionamento num mesmo condomínio/CPE.

  • No que respeita à instalação elétrica, o condomínio tem certificado para os serviços comuns 41,4 kVA, pelo que gostaria de instalar 6 carregadores com gestão dinâmica da potência disponível e balanceamento de cargas. Isso é impeditivo de se constituir como DPC?

    Não.

  • Os postos a instalar são alimentados pelo CPE dos serviços comuns do condomínio, porém, pretende-se que cada um dos seis postos seja adquirido por cada condómino. Neste caso, é possível cada condómino se constituir como DPC ou terá de ser o condomínio a constituir-se como DPC com os seis postos?

    As duas soluções são possíveis. As duas soluções são igualmente elegíveis para usufruir dos apoios do Fundo Ambiental.

  • É possível um DPC denunciar o contrato com a MOBI.E, abdicando dessa qualidade deixando de estar ligado à Rede Mobi.E? Se sim, o que é necessário para tal?

    Atento o ponto 9.1. do Regulamento (9.1 — Os beneficiários ficam obrigados, após receção do incentivo, a manter a posse do veículo e dos carregadores por um período não inferior a 24 meses a contar da data de aquisição, no caso dos veículos, e da ligação à rede Mobi.E, no caso dos carregadores), o beneficiário é obrigado a manter a ligação à rede Mobi.E por 24 meses. Em caso de denúncia do contrato antes do referido prazo, será solicitada a devolução do valor do incentivo ao beneficiário. Depois de decorridos os 24 meses, é necessária apenas uma comunicação à MOBI.E a solicitar resolução do contrato efetuado pelo DPC.

    No caso de usufruir do incentivo, a MOBI.E informará o Fundo Ambiental de tal facto. 

  • Onde posso efetuar a ligação do meu posto de carregamento à infraestrutura elétrica?

    A infraestrutura pode ter origem no Quadro de Serviços Comuns do Edifício e, portanto, no CPE do Condomínio, ou ter origem no Quadro de Colunas com um CPE dedicado. Pode também estar ligada à instalação individual de que faz parte, desde que o condómino possua uma box fechada ou um lugar de estacionamento marcado no pavimento, cuja alimentação elétrica esteja ligada à sua fração.

    Para mais informações, consulte o Guia Técnico das Instalações Elétricas para Alimentação de Veículos Elétricos.